Guia de nutrição esportiva para tenistas | TÊNIS DUTRA

Guia de nutrição esportiva para tenistas

tenis-dutra-guia-de-nutricao
Guia de nutrição esportiva para tenistas

Confira este guia nutricional para tenistas elaborado pela especialista Yasmin Alaby Martins Ferreira, pós-graduada em Nutrição no Exercício e Esporte

O tênis intercala movimentos explosivos de alta intensidade e curta duração com períodos de recuperação. A duração das partidas também varia bastante, com média de uma hora até cinco horas. Estas e outras características da modalidade aumentam as necessidades nutricionais dos tenistas.

Portanto, a alimentação adequada durante os períodos de treinamento e competição é fundamental não somente para maximizar o desempenho, mas também para a recuperação e a manutenção da saúde. Lembrando que é de extrema importância o atleta e/ou esportista procurar uma nutricionista para individualizar o plano alimentar.

Alimentação

Neste guia, a nutricionista Yasmin Alaby apresenta algumas noções de alimentos essenciais e dicas para potencializar o treino. Para facilitar o entendimento, vamos começar com a explicação da classificação básica dos nutrientes em três grandes grupos: carboidratos, proteínas e lipídeos.

O carboidrato é importante no fornecimento de energia, antes, durante e pós treino. A importância de ingerir este carboidrato pós treino é para que possamos repor as reservas de glicogênio (o substrato que sofrerá quebra durante o jogo/treino e te fornecerá energia a longo prazo). Alguns alimentos são fontes de carboidratos como: arroz, pães, batatas, massas, frutas, água de coco, frutas desidratadas, farinhas, etc.

A proteína contribui com a manutenção da massa muscular, requisito fundamental para a força e potência. Ela deve ser consumida ao longo do dia, nas diversas refeições e pós treino. Alguns alimentos fontes de proteínas: carnes, aves, peixes, laticínios, ovos. Para os vegetarianos temos as leguminosas: ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja.

Os lipídeos (também conhecidos como gorduras) participam na produção de hormônios, integridade das células e sistema imune, portanto a gordura nem sempre é a vilã como muitos pensam e por isso elas não devem ser cortadas da dieta. Alguns alimentos fontes de gordura boa são: os óleos no geral, oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas e amendoim), coco, chia, gergelim, linhaça e o abacate.

Falamos dos nutrientes que encontramos em grande quantidade nos alimentos, porém existem aqueles não menos importantes, nos quais pequenas quantidades já suprem nossas necessidades, que são os famosos micronutrientes, como as vitaminas e minerais. Normalmente eles vêm acompanhados dos alimentos citados acima, além de verduras e legumes.

Estes micronutrientes são importantes para regular os processos fisiológicos e bioquímicos do organismo. Portanto manter uma alimentação variada, diversificada e com quantidades adequadas, trará diversos benefícios.

Suplementação

Quanto à suplementação, não comentei aqui pois cada indivíduo é um caso. Nem sempre será necessária a introdução de suplementos para alguns tenistas. Já para outros, será crucial o uso quando a alimentação não supre a demanda.

Importante

Existe uma coisa que todos devem consumir: a água. A água constitui aproximadamente de 60 a 70% do corpo humano e é de extrema importância para melhorar a performance, contribuir com a nutrição das células e manter a temperatura corporal. Hidrate-se com frequência!

Faça você mesmo

Confira abaixo uma receita fácil para ajudar a repor alguns minerais perdidos no suor e para repor a energia. Bater tudo no liquidificador e ingerir durante o treino. Caso prefira, você pode comer as frutas separadamente e consumir a água de coco.

SUCO ENERGÉTICO
1 copo de água de coco (250ml)
6 morangos
1 banana

Share
Featured Image Featured Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

 

Tênis Dutra

Se você estiver pensando em ter aulas de tênis, entre em contato, agende sua visita e conheça a metodologia da Tênis Dutra. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

 

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Share
Paulo Dutra
Professor de Tênis
Endereço
R. Ermelinda Meletti Teldeschi, 00 - Jardim Guarapiranga - São Paulo - SP, - CEP 04785-100